Esmeralda

voltar

Ballet em três atos e cinco cenas

História: Julies Perrot

Coreografia: Jules Perrot

Música: Cesare Pugni

Primeira apresentação: 9 de março de 1844, no Teatro de Sua Majestade,em Londres

O bailado é inspirado no conhecidissímo romance Notre Dame de Paris, de Victor Hugo. Ação transcorre em Paris no século XV.

Personagens: Esmeralda; Quasímodo, o sineiro de Notre Dame; Phoebus de Chateaupers; Fleur de Lys, noiva de Phoebus; Madame Aloise de Gondelaurie, mãe de Fleur de Lys; Diana e Béranger, amigas de Fleur de Lys, Claude Frollo; Pirre Gringoire, poeta; Clopin Trouillefou; Mendigos.

Primeiro Ato - O Pátio dos Milagres ao entardecer.

Os mendigos encontram-se numa algazarra geral, sob a presidência de Clopin, o rei dos mendigos. O poeta Pierre de Gringoire é trazido a sua presença. Os outros o revistam, e como só encontram um poema no seus bolsos, ficam irritados. Clopin condena Gringoire à morte. Dá-lhe, contudo a opção de se encontrar uma mulher que queira desposá-los, e será livre. Ninguém se apresenta. Nesse momento, entra Esmeralda, a cigana. A jovem se compadece da situação do poeta e concorda em casar-se com ele. Segue- se uma dança para comemorar o consórcio. Frollo se aproxima de Clopin e lhe confessa que ama Esmeralda. O chefe concorda em ceder a cigana. Claude confessa seu amor A Esmeralda. Ouve-se o toque de recolher. Claude chama Quasímodo para ajudá-lo a pegar esmeralda. Os dois se atiram sobre a cigana. Nesse momento, entra uma guarda com Phoebus á frente. Frolllo consegue fugir a Quasímodo é preso. Esmeralda e Phoebus trocam olhares, e a jovem lhe conta sua vida. Esmeralda intercede pelo corcunda e consegue sua libertação. A cigana foge dos beijos e abraços do capitão, elevando consigo uma faixa Phoebus.

Segundo Ato - Primeira Cena

Um pequeno quarto, pobremente mobiliado. É o quarto de Esmeralda. A cigana entra, com a faixa de Phoebus na mão. Com o olhar perdido, forma o nome do capitão com umas letras na mesa. Entra Gringoire, julgando que aquele abandono de Esmeralda significa amor por ele. Tenta agarrá-la, mas ela se livra, toma de um punhal e o ameaça. Esmeralda diz que só o desposou por piedade. Gringoire sai decepcionado. Pouco depois aparecem Frollo e Quasímodo. Claude declara seu amor a Esmeralda, mas está mostra o nome de Phoebus. Esmeralda foge. Frollo sai-lhe ao encalço, mas surge Gringoire. Claude tenta apunhalá-lo, mas é detido por Quasímodo, que jura vingar-se de Phoebus. Segunda Cena-Jardin da Mansão de Gondelaurier, onde se fazem os preparativos para o casamento de Fleur de Lys com Phoebus. Fleur de Lys dança com suas amigas. Entra o noivo, que beija, indiferente, a mão da prometida. Esmeralda vem dançar, acompanhada por Gringoire. Phoebus demonstra seu sentimento, o que enfurece a noiva, principalmente depois que vê a faixa de Phoebus com a cigana. Fleur de Lys arrebata a faixa de Esmeralda, mas cai ao chão, desmaiada. Enquanto a levam para casa, Gringoire protege a saída de Esmeralda, seguidos depois por Phoebus.

Terceiro ato - Primeira cena

Aposentado em uma taberna, com uma janela que dá para o rio. É noite Entra Clopin, com um archote à mão, seguido por Frollo. Clopin indica um esconderijo, e Claude entra ali, com um punhal. Pouco depois, chegam Phoebus e Esmeralda. O capitão pergunta à jovem como é que ela pode amar dois homens ao mesmo tempo. Esmeralda, tomando uma pluma e soprando-a diz que seu amor é como uma pluma ao vento. Ciumento, Frollo salta sobre os dois com um punhal na mão. Phoebus puxa Esmeralda para um quarto. Ouvem-se um tiro e a queda de um corpo. Frollo sai correndo e salta pela janela. Esmeralda cai no chão, desmaiada. Clopin invade o recinto, seguido por outras pessoas. Acusa Esmeralda por assassinato. A cigana é presa, apesar de seus protestos alguém, e os críticos de ballet ainda se lamentam de que os outros bailarinos não o fizeram: o famoso salto por cima peitoril da janela. A jovem e a rosa dançam no sonho. Aos poucos, tudo vai se acabando. O espectro da rosa sai pela janela, a moça acorda, percebe que tudo não passou de um sonho e aperta a rosa contra o seio.