Make your own free website on Tripod.com

Don Quixote

voltar

 

Bailado em três atos e cinco cenas, originalmente em quatro atos, oito cenas e um Prólogo. Música de Ludwig Minkus, libreto e coreografia de Marius Petipa. Estréia no Teatro Bolshoi de Moscou em 26 de dezembro de 1869. Na atualidade, é um dos ballets mais encenados no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo às vezes, repetido no mesmo ano. A obra é baseada em um trecho da celebérrima novela de Miguel de Cervantes. Dom Quixote há muito passou a ser adjetivo, o que é uma das maiores consagrações que se pode ter. Personagens do bailado: Kitri ou Quitéria; Basílio; Mercedes; Espada; Rainha das Dríades; Amor; Rei dos Ciganos; Dom Quixote; Sancho Pança; Camacho; Lorenzo. Na estréia havia um prólogo que transcorria no Gabinete de Dom Quixote. Nosso herói está completamente afastado do mundo que o cerca. Encontra-se entregue unicamente a suas leituras dos romances de cavalaria. Atavia-se com uma bacia de barbeiro à guisa de elmo e manda que Sancho lhe traga armadura, espada e lança. Os dois se lançam pelo mundo. A ação transcorre em Barcelona.

 

Primeiro Ato

 

No pátio de uma estalagem, Quitéria, filha de Lorenzo, o taberneiro, está apaixonada por Basílio, jovem barbeiro, e procura por ele. O pai da jovem deseja, porém, que ela se case com um velho rico e ridículo, Camacho. Como Quitéria se recusa a desposar alguém de quem não gosta, é entregue à guarda de uma tia. Todos saúdam o toureiro Espada que entra acompanhado da noiva, Mercedes, e numeroso séquito. Logo depois, entra uma estranha figura. É Dom Quixote, de Lança em riste, pronto a fazer justiça, acompanhado do fiel escudeiro Sancho Pança. O velho cavaleiro confundem Quitéria com sua amada Dulcinéia e a corteja, causando ciúmes em Basílio Camacho insiste no noivado, o que provoca a fuga dos dois jovens enamorados. Lorenzo, Camacho e Dom Quixote partem à procura deles.

 

Segundo Ato - Primeira Cena

 

Entre os moinhos de vento, próximo da aldeia, havia, ali perto, um acampamento cigano e um teatro fantoche.

Quitéria e Basílio estão refugiados no moinhos de vento quanto são surpreendidos pelos ciganos nos, que se propõem a ajudá-los.

Lorenzo, Camacho de Pepa, logo ao chegarem, são assaltados pelos ciganos e saem furiosos em busca de guardas.

Entra Dom Quixote, conduzido por Sancho. O velho está esgotado depois da luta contra os moinhos, que ele julgava gigantes que ameaçavam sua donzela. Os dois são convidados para o aniversário da filha do Rei dos Ciganos. Basílio e Quitéria estão vestidos como ciganos. Quixote continua confundindo Quitéria com Dulcinéia.

Lorenzo volta com os guardas, que prendem os ciganos, mas Quixote intervém e consegue soltá-los.

Enquanto os ciganos dançam ao redor cavaleiro, este, perturbado, confunde de novo os moinhos. Investindo contra eles, é levantado do chão por uma das pás, caindo depois inconsciente. Sancho acode prontamente.

 

Segundo Ato - Segunda Cena

 

Em uma floresta, no jardim de Dulcinéia, o cavaleiro delira.

Sancho Pança, conduz o burro, sobre o qual está Dom Quixote, ferido.

O escudeiro o ajuda a descer, e Dom Quixote recosta na relva para descansar. Tenta conciliar o sono, mas é acometido de sonhos fantásticos.

Inicialmente surgem fadas rodeadas de gnomos. Depois, é a vez de monstros. Finalmente, através de Amor, a Rainha das Dríades leva Dom Quixote a Dulcinéia, a quem ele confessa seu amor. Mas, o sonho acaba.

Segundo Ato - Terceira Cena

Na taberna, todos festejam a passagem pela cidade de Espada e Mercedes.

Entram Dom Quixote, Sancho Pança, Basílio e Quitéria, estes dois ainda disfarçados de ciganos.

Descoberta por Lorenzo, Quitéria é obrigada a desposar Camacho.

Desesperado, Basílio suicida-se, mas faz um último pedido: casar-se com Quitéria. Dom Quixote obriga Camacho a casar com a jovem, já viúva.

Sancho Pança realiza o casamento de Quitéria com o moribundo, que logo depois, se levanta, abraça a noiva, acabando com a farsa.

 

Terceira Ato

 

No mesmo cenário, todos se confraternizam. Dom Quixote é aclamado como herói.

Camacho, consolado, procura novas conquista. Lorenzo fica feliz por ter sido gratificado pelos ciganos. Basílio e Quitéria dançam um maravilhoso e extenso pas de deux. Quixote segue com o fiel escudeiro em busca de novas aventuras.

O final da versão original as duas últimas cenas, é completamente diferente, pois se passa no castelo ducal, numa festa em homenagem a Dom Quixote. O bacharel Sansão Carrasco entra e obriga o cavaleiro a um juramento de não mais desembainhar a espada. Dom Quixote, desconsolado despoja-se de todos os seus apetrechos e volta com Sancho para casa.

A música é agitada, viva do começo ao fim. Trata-se de uma das mais geniais melodias do mundo do ballet.